Apresentação

 

Caros alunos, sejam bem vindos ao curso eSocial Total.

O eSocial está em pleno processo de implantação nas empresas e é sem dúvida um dos mais importantes projetos do Sped. Com a sua chegada, os profissionais de departamento pessoal enfrentam o grande desafio de transmitir todas as informações exigidas pelo leiaute do projeto, respeitando também as diversas regras existentes na documentação. O curso eSocial Total tem por objetivo apresentar conceitos que fazem parte de todas as fases do projeto, bem como orientar através da prática como os processos devem ser realizados. O curso é dividido em 5 módulos que abordaram desde o cronograma do projeto até a utilização das plataformas web do governo para a geração das guias.

No módulo 1 apresentamos o cronograma do projeto (grupos e fases), aspectos técnicos da transmissão dos dados e um breve panorama de cada evento existente na documentação.

No módulo 2 o aluno terá a oportunidade conhecer os eventos de tabela e receberá dicas de como realizar o saneamento dos dados para a correta transmissão da carga inicial.

O módulo 3 trata dos eventos não periódicos, apresentado as regra pertinentes a este tipo de evento e o impacto que isso traz para os processos do departamento pessoal.

No módulo 4 são apresentados os eventos periódicos. Este módulo detalha os dados que são transmitidos em regime de caixa e de competência, apresentando de forma prática como é realizado o processo de encerramento e reabertura de competência.

Finalmente, no módulo 5, apresentamos os totalizadores e o processo de conciliação da folha. São apresentados também os sistemas DCTF Web, Perd/Comp e GRFGTS.